A abertura da 35ª edição dos Jogos da Primavera, evento realizado pela Secretaria de Estado da Educação, através do Departamento de Educação Física (DEF), será realizada neste sábado, 22, a partir das 8h30. O evento acontecerá no Campo de Atletismo da Universidade Tiradentes (Campus Farolândia), em Aracaju, e contará com a presença do secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto.

O pontapé inicial das competições terá início um dia antes, quando serão disputadas competições de para-atletismo e xadrez. A abertura contará com uma representação de alunos paratletas de destaque, pelo fato de que na data se comemora o Dia Nacional do Atleta Paralímpico.

A solenidade será aberta com a entrada das bandeiras das escolas, conduzidas pelos atletas. O juramento do árbitro será feito por João Matheus, ex-aluno da rede estadual de ensino que representou Sergipe nos Jogos Escolares da Juventude e que, em 2014, representou o Brasil no Campeonato Mundial de Bandminton Escolar, na China Taipei.

A tocha será conduzida pela aluna Bárbara Caroline dos Santos, do Colégio Estadual Nelson Mandela. Ela é atleta da modalidade Atletismo e é a 4ª melhor no ranking nacional do Pentatlo sub 16, e campeã Norte/Nordeste na prova de Peso. Logo após a abertura oficial dos Jogos da Primavera, as competições terão início.

Jogos da Primavera

Cerca de 8 mil alunos atletas de escolas estaduais, municipais e particulares participarão dessa 35ª edição dos Jogos da Primavera, que acontecem de 21 de setembro a 20 de outubro. Ao todo, 18 modalidades serão disputadas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, karatê, natação, para-atletismo, paranatação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, xadrez, ginástica artística, handebol, judô e luta olímpica.

Os Jogos da Primavera são uma seletiva para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que acontecerão em Natal (RN), no mês de novembro.

Qualificação das equipes

Os investimentos realizados pela Secretaria de Estado da Educação para a qualificação dos alunos atletas prometem dar bons resultados nos XXXV Jogos da Primavera. Segundo Auxiliadora Pires, diretora do Departamento de Educação Física, graças aos quatro polos de Centros de Esportes existentes, atualmente, os alunos estão mais preparados para os jogos.

“Hoje a Seed oferta a possibilidade da prática esportiva de algumas modalidades individuais, através dos Centros de Esportes. Estamos oportunizando aos nossos alunos da rede estadual a prática de sete modalidades, que são o Atletismo, Natação, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Vôlei de Praia, Judô e Luta Olímpica. Acreditamos que teremos um bom resultado quantitativo e qualitativo nos Jogos da Primavera”, declarou.

 

(com informações da SEED)

Comentários

  • A Imprensa Estudantil III por Jorge Carvalho Nascimento

    *Prof. Dr. Jorge Carvalho do Nascimento   Os textos publicados pela imprensa estudant…
Carregar mais Artigos relacionados
Carregar mais por Redação 79
Carregar mais em Sergipe
Os comentários estão fechados.