Home Sergipe Tribuna Popular Gestão das cidades e o desafio da transformação social

Gestão das cidades e o desafio da transformação social

7 min lido
Comentários desativados em Gestão das cidades e o desafio da transformação social
0
165

Transformação social, caminho para o progresso

Foto: Divulgação/Sebrae

Com o objetivo de levar conhecimento de planejamento e gestão urbana no Brasil para a sociedade sergipana, o Sebrae, ACESE, Fecomércio, FIES, SEMICT e a prefeitura de Aracaju realizou na manhã de ontem, 06, o Seminário Internacional de Gestão das Cidades. O evento foi ministrado pelo colombiano Jorge Melguizo, Jornalista, Consultor e Professor de Gestão Pública, Cultura Cidadã, Desenvolvimento Organizacional da Sociedade Civil, Convivência e Segurança, e o brasileiro Murilo Cavalcanti é formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing, especialista em Políticas Públicas de Combate à Violência Urbana e secretário de Segurança Urbana de Recife. Dois profissionais da área de desenvolvimento social que carregam uma vasta experiência no assunto.

A TRANSFORMAÇÃO DA CIDADE DE MEDELLÍNSegurança, Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Crescimento Industrial e Serviços Públicos de Qualidade.

Ministrada por Jorge Melguizo, a surpreendente palestra retratou o processo de transformação da cidade de Medellin no período dos últimos 20 anos. A cidade que já foi a mais violenta do mundo se tornou um exemplo de uma nova sociedade, com qualidade de vida, segurança, educação, cidadania, cultura e desenvolvimento humano para seus habitantes. Jorge apresentou para o público a reflexão de que a gestão pública deve ser de confiança, que o dinheiro público deve ser sagrado e que para uma verdadeira transformação social todos os setores (público, privado e sociedade) devem está em sintonia, e que na ausência dessa conexão não existirá uma verdadeira transformação.
“Nasci e me criei em Medellin e senti na pele as necessidades que a população sentia com a falta de políticas públicas efetivas para minha cidade. A transformação de Medellin foi um marco para minha vida e toda a população da capital” , disse Jorge Melguizo.

PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (PPP) – Boas práticas de reversão da violência urbana.

Murilo Cavalcanti ministrou a segunda palestra encerrando o evento com chave de ouro. Sua experiência com a gestão pública consolidou sua apresentação. O secretário de Segurança de Recife, explicou que o Brasil vive uma epidemia de violência urbana principalmente aqui em Aracaju, Recife, Fortaleza e nos grandes centros urbanos brasileiros. Pra enfrentar esse dilema da violência, é importante uma parceria público – privada. Que a sociedade civil, principalmente os empresários possam ajudar os governantes a estabelecer políticas públicas integradas, se não houver essa integração infelizmente é enxugar gelo e chorar o sangue derramado, principalmente dos jovens negros da periferia que estão sendo dizimados por essa guerra civil não declarada. O custo é muito alto, primeiro pelas vidas jovens que deveriam está na idade produtiva, no trabalho, na escola ou na faculdade e tem a vida ceifada. É um problema nacional e que precisa ser resolvido com a integração de parcerias públicas nas sociedades. Na prática é necessário aproveitar as boas práticas do capital humano, e que o setor privado (empresários) possa investir com recursos financeiros em parceria com o setor público

Para finalizar, os palestrantes se reuniram ao final do evento e falaram sobre a importância da transparência na gestão pública, reforçaram o poder da sociedade participativa e que as transformações só serão possíveis se todos estiverem juntos para uma causa com resultados positivos que beneficiem todo o coletivo e não apenas um. Que haja mais sentimento por parte da iniciativa privada para a responsabilidade social. Jorge acrescentou que não existe empresa exitosa em uma sociedade fracassada, frase que impactou de forma reflexiva todos os participantes do evento.

Comentários

Carregar mais Artigos relacionados
Carregar mais por Eduarda Pereira
Carregar mais em Tribuna Popular
Os comentários estão fechados.