Gmail ganhou recurso de cancelar envio no Android; botão Desfazer surge no canto inferior direito

Por Thomas Emerson

O Google colocou, há quase uma década, o recurso “cancelar envio” no Gmail web. Isso basicamente segura seu e-mail por alguns segundos em caso de arrependimento. É algo presente no aplicativo para iPhone desde 2016, e que só agora deu as caras no Android.

Android Police descobriu que o Gmail para Android possui o recurso “cancelar envio” nas versões 8.7 e superior do aplicativo. No entanto, talvez ele ainda não esteja disponível em seu celular: parece que o Google também precisa ativá-lo em seus servidores para o usuário.

Como cancelar o envio no Gmail para Android

Funciona assim: você escreve um e-mail normalmente no smartphone, e toca em Enviar. O app pergunta “enviar esta mensagem?”, e você responde “OK”. Isso abre a caixa de entrada, e lá embaixo aparece uma barra cinza dizendo “Enviada”.

Há um botão “Desfazer” no canto inferior direito; toque nele, e o envio será cancelado. Você será levado de volta à interface para compor (e editar) o e-mail. Quem sabe você esqueceu um anexo, ou cometeu um erro ortográfico — será possível corrigir isso.

O Gmail dá cinco segundos para você tocar em “Desfazer”. Se você não fizer nada, o app envia o e-mail. A ajuda do Google diz que você pode alterar o tempo para cancelar o envio no Android: “abra Configurações e, ao lado de Cancelar envio, toque e altere o período de cancelamento”. No entanto, eu não encontrei essa opção em meu celular.

Sim, o Google já tinha o recurso de desfazer envio de e-mails no Android, só que ele estava restrito ao Inbox. O Gmail para iOS, como dissemos, foi contemplado em 2016.

O Gmail para Android só fazia a pergunta “enviar esta mensagem?”. É muito fácil tocar em “OK” e depois reparar que você precisava fazer um ajuste final no e-mail. Por isso, vejo o “cancelar envio” como algo bem-vindo.

Usuário: computador, pare de perguntar se eu estou certo disso! Claro que eu estou certo disso! Eu não teria pedido se não estivesse certo disso! [sim] [ok] [confirmar]

Também o usuário: COMPUTADOR EU NÃO ESTAVA CERTO DISSO [EXCLUIR] [DESFAZER] [REVERTER]

 

Fonte:  TecnoBlog

Comentários

Carregar mais Artigos relacionados
Carregar mais por Thomas Emerson
Carregar mais em Tecnologia
Os comentários estão fechados.