Congresso de Direitos da Mulher acontece no próximo dia 05, em Aracaju

O Congresso ADEPESE-CDDM/OABSE de Direitos da Mulher – com o tema “Em Defesa Delas” proposto pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) propõe-se a discutir a discriminação e violência estrutural que permeia a nossa sociedade contra todas as mulheres e meninas.

O objetivo é ampliar e consolidar o debate visando a adoção de políticas sólidas e o fortalecimento da legislação aplicável para a promoção da igualdade entre homens e mulheres, em todos os níveis.

A palestra de abertura do evento contará com a presença de Rivana Barreto Ricarte de Oliveira – Graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Mestre em Direito, área de concentração em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraiba (2012). Doutora em Direito, área de concentração em Direitos Humanos, pela Universidade de São Paulo (2018). Diplomada em Direitos Humanos e Direito Humanitário pelo Washington College of Law da American University (2014). Possui certificação em diversos cursos nas áreas de direitos humanos, em especial o do Instituto Interamericano de Direitos Humanos-IIDH-Costa Rica. Defensora Pública do Estado do Acre, desde 2002, atualmente é titular da 9ª Defensoria Criminal. Defensora Pública Interamericana, com atuação perante a Corte e Comissão Interamericana de Direitos Humanos desde 2016, atuando, como titular, nos Casos Poblete Vilche vs Chile e Rodriguez Revolorio e outros vs. Guatemala. Professora de Direitos Humanos e Processo Constitucional da Faculdade da Amazônia Ocidental, desde 2012. Atualmente ocupa a vice-presidência da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-ANADEP.

Enquanto o encerramento do evento ficará por conta de Maria Angélica Dos Santos, ela é graduada em Direito pela UFMG, mestre em Direito Público pela PUC Minas com pesquisa financiada pelo Lincoln Institute Land Policy. É doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Direito da UFMG, com tese relacionada às trajetórias negras na Faculdade de Direito da UFMG, professora universitária desde 2002, leciona em cursos de graduação e pós-graduação em Minas Gerais e é autora do livro O Lado Negro do Empreendedorismo: Afroempreendedorismo e Black Money.

No final do evento teremos o lançamento sergipano do livro O Lado Negro do Empreendedorismo: Afroempreendedorismo e Black Money.

Confira a nossa programação e inscreva-sehttps://doity.com.br/congresso-de-direitos-da-mulher#schedule