Palestra pela Profª Emérita, Drª Leonor Scliar-Cabral traz os mais recentes avanços da Neurociência nas escolas públicas.

Drª Leonor Scliar-Cabral | Foto: Portal UFS

Sergipe está se tornando referência dos mais inovadores métodos para alfabetizar. Embora o acesso à escola tenha crescido, os alunos ainda apresentam um baixo desempenho, como comprovam os resultados da última Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Dos mais de 2 milhões de alunos avaliados ao final do 3o. ano do Ciclo de Alfabetização, pela ANA, apenas 13% conseguiram obter um índice de leitura desejável. “Mas é possível reverter este quadro”, coloca a profa. Drª Leonor Scliar-Cabral, especialmente convidada para participar do ENPOLE, na Universidade Federal de Sergipe. E continua a pesquisadora internacional: “É importante que os educadores e todos aqueles interessados em uma educação de qualidade conheçam abordagens que estão revolucionando o ensino.”

A Profª Leonor Scliar-Cabral desenvolveu o Sistema Scliar de Alfabetização, que vem sendo aplicado no município de Lagarto, com resultados impressionantes. As 70 crianças que participaram do projeto, em 2017, já no primeiro ano conseguiam ler fluentemente e com gosto pela leitura. Dado o êxito, a SEMED de Lagarto ampliou o benefício a mais de 400 crianças em 2018. Os participantes poderão ver os vídeos que comprovam os resultados, descobrindo como colocar em prática tais abordagens. “O resultado tem sido tão acima da média que em outros países, como na Itália, desejam adotar o mesmo projeto”, conclui a profª Leonor Scliar Cabral.


O quê – Coletiva de imprensa, aberta ao público

Tema – Neurociência Aplicada à Alfabetização: o Sistema Scliar

Quando – Dia 06/12/2018, quinta-feira, às 15 horas

Local – Auditório do MUSEU DA GENTE SERGIPANA

Onde encontrar: Os livros do Sistema Scliar de Alfabetização podem ser adquiridos na Editora Lili: www.editoralili.com

Mais informações com:
Instituto Atuando em Famílias
A/C Sylvia Soares: 79 99868 5643


Quem é Leonor Scliar-Cabral

Gaúcha, Scliar-Cabral é pós-doutora pela Universidade de Montreal. presidente honorária e fundadora da International Society of Applied Pycholinguistics, ex-presidente da Associação Brasileira de Linguística. Fundadora do Grupo de Trabalho de Psicolinguística da ANPOLL. Foi membro do Comitê da Linguagem na criança da IALP. Faz parte do conselho editorial de renomados periódicos internacionais. Premiada, com dezenas de livros e artigos publicados, a Profª Drª Leonor Scliar-Cabral vem percorrendo o mundo, mudando o panorama da alfabetização.

Comentários

Carregar mais Artigos relacionados
Carregar mais por Redação 79
Carregar mais em Educação
Os comentários estão fechados.