Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado


Davi Alcolumbre (DEM-AP) é o novo presidente do Senado Federal por 42 votos

O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), 41 anos, foi eleito presidente do Senado neste sábado (2.fev.2019). O demista recebeu 42 votos e comandará a Casa pelos próximos 2 anos.

A votação precisou ser realizada duas vezes. Na 1ª, foram identificados 82 votos (sendo que só há 81 senadores). Assim, a eleição foi anulada e refeita.

Na 2ª votação, que resultou na vitória do amapaense, 77 senadores votaram. Os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Eduardo Braga (MDB-AM), Jader Barbalho (MDB-PA) e Maria do Carmo Alves (DEM-SE) não foram à urna.

Durante a 2ª votação, o senador Flávio Bolsonaro declarou voto em Alcolumbre, principal adversário de Renan Calheiros (MDB-AL). Contrariado, o senador alagoano afirmou que a abertura dos votos infringia a decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, de que a eleição deveria ser realizada com voto secreto, e retirou o seu nome da disputa.

Foram mais de 7 horas de discussão. Na 6ª feira (1º.fev), a sessão já havia sido suspensa depois de 5 horas de debates acalorados entre os congressistas, que tumultuaram as discussões.