Atracadouro flutuante fará parte do novo cenário da Orla Pôr do Sol

De acordo com o Prodetur, cerca de 80% do serviço no local já foi concluído

Foto / ASN

“Teremos um atracadouro flutuante com maior dimensão e estrutura diferenciada, voltada ao atendimento da grande demanda de barcos, lanchas e praticantes de esportes náuticos nesta região”. A declaração é do coordenador de infraestrutura de Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur/SE), Felipe de Brito Conceição, a respeito das obras da Orla Pôr do Sol Cleomar Brandi, localizada na região do Mosqueiro, em Aracaju. Após diversas reuniões com secretarias municipais, Capitania dos Portos, representantes das associações locais e a comunidade, ficou definido quanto à necessidade de o atracadouro ser construído nestes moldes.

De acordo com informações do programa que agrega as ações da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), cerca de 80% do serviço já foi concluído, faltando apenas a implantação do circuito de TV, reforma da obra de arte do canteiro central, em estrutura metálica, e o término do aditivo da obra que contempla a construção do atracadouro flutuante. A reforma é executada pelo governo do Estado, com recursos oriundos do Prodetur, viabilizado por uma linha de crédito entre o governo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil (BID).

Projeto

Além da construção do atracadouro flutuante, o projeto de reforma da Orla Pôr do Sol contemplou o reparo total do píer existente, melhorias na iluminação pública, reforma no calçadão da orla, instalação de novos banheiros públicos (masculino e feminino), instalação de sistema de segurança, recuperação estrutural do quiosque do pescado e de todo o muro de gabião, instalação de chuveirões (2 núcleos com 2 chuveiros cada).

As intervenções abrangem uma área total de 9.265,50 metros quadrados, em 500 metros de extensão. A inauguração da nova Orla Pôr do Sol também pretende contemplar a reurbanização do espaço, com a inserção de desenhos artísticos pintados no piso e em paredes em sua extensão.