Jovens arrecadam mais de 1 tonelada de resíduos recicláveis

Na próxima quarta-feira (5), o mundo celebra o Dia do Meio Ambiente. A data instituída pela Organização das Nações Unidades (ONU) em 1972 tem como objetivo alertar a população mundial sobre a importância da preservação do meio ambiente. Movido por este propósito e com o objetivo de suscitar reflexões importantes sobre recursos naturais e sustentabilidade e estimular a adoção de hábitos que reduzem a pegada ecológica, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), em Aracaju (SE), convocou seus alunos para um ‘Desafio Sustentável’.

Atuando na elevação do potencial de empregabilidade dos jovens, o IJCPM vai além da oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional. O instituto busca discutir questões comportamentais capazes de aprimorar o desempenho deles no mercado de trabalho e proporcionar crescimentos intelectual e profissional. Não por acaso, os cuidados com o planeta e os recursos naturais são temas recorrentes em suas atividades.

“Desde o primeiro dia de aula, o Instituto fala da importância de respeitarmos o meio ambiente. Com o Desafio, tivemos a oportunidade de compartilhar nossas experiências com os colegas. A sustentabilidade está na minha vida desde os 12 anos. Estudava no Colégio Barão de Mauá e lá cultivávamos uma horta. Os produtos iam para a nossa alimentação. Em casa, já fazemos a separação dos resíduos e eu tenho um canudo de inox”, relata Ariadne de Souza, 18 anos.

Desafio Sustentável

Desde o dia 8 de abril, 185 jovens que participam dos cursos regulares da instituição realizam atividades como coleta de material reciclável, pesquisa sobre temas relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade e visitas técnicas. Divididos em grupos, eles tiveram que cumprir quatro tarefas: coletar material reciclável; pesquisar sobre sustentabilidade e realizar visitas técnicas a empresas ou órgãos que desenvolvem atividades voltadas ao meio ambiente; economizar água e energia elétrica; protagonizar uma apresentação criativa sobre o tema pesquisado.

Durante a primeira tarefa, os jovens arrecadaram mais de 1 tonelada de resíduos recicláveis. Todo o material foi destinado à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), beneficiando mais de 60 famílias associadas.

O ‘Desafio Sustentável’ foi encerrado na última quinta-feira, 30 de maio, e os integrantes das equipes vencedoras foram agraciados com brindes como botons, vouchers para lanches no Bob´s e ingressos para o cinema. Mas, a principal premiação foi a oportunidade dos jovens compartilharem experiências, discutirem temas importantes para o futuro do planeta e adotarem novos hábitos.

“O Desafio me proporcionou conhecimento e abriu a minha cabeça para muitas questões. Mobilizamos nossas famílias para arrecadarmos material reciclado e passamos a ter novas atitudes. Eu mesma não uso mais canudo de plástico’, destaca Suyele dos Santos Virginio, 17 anos, integrante da equipe Green Life, vencedora da gincana.

Com informações do IJCPM Aracaju