Minho San Liver, a música e a matemática

Por aqui, toda semana, visibilidade para as tantas identidades que nos rodeiam e integram o nosso povo. Este é o Sinal de Cultura. Bem vindo! Bem vinda!

Foto: Divulgação

Minho San Liver, a música e a matemática

Compositor de quase 200 canções, o aracajuano Minho San Liver é um dos destaques da música sergipana. Ainda que não seja das tarefas mais fáceis em nosso estado, o artista tem uma carreira consolidada de quase 23 anos dedicados à música, com sucessos como: “Indigente”, “E que a gente não despedace” e “Os teus olhos”.

Sua outra paixão: a matemática. Sim, Minho também é professor da Emef Olavo Bilac, no bairro Cidade Nova (Aracaju), e idealizador do projeto de extensão: “Matemática e Música, Fração e Violão: o mundo em pedaços”, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed). Ao longo de 2017, durante 50 minutos semanais, uma aula sobre frações matemáticas diferente das tradicionais para estudantes de 4º e 5º anos. O projeto alcançou, inclusive, visibilidade nacional em reportagem especial para Globo News.

Foto: Silvio Santos

“A ideia surgiu a partir da minha inquietude com Matemática. Eu observo que existe uma ruptura da aritmética para álgebra quando os alunos saem para o Fundamental Maior. Essa ruptura se dá na fragilidade do estudo dos números racionais. Eu noto que eles têm dificuldade de entender o que é todo, a parte, de como isso se distribui. Quanto mais se fortalece o estudo das frações, melhor será o entendimento dessas crianças no futuro”, explica.

Para este ano, ele conta que o projeto deve retornar no segundo semestre, o que já deixa estudantes empolgados e empolgadas por esse momento diferente do ano letivo. Isso, sem dúvida, nos enche de orgulho do nosso conterrâneo, que torna o dia a dia escolar num ambiente mais atrativo e desperta maior interesse pelo estudo da matemática. Em paralelo, para comemorar os 23 anos de carreira, Minho está produzindo em estúdio para seu novo trabalho. “Estou gravando o EP ‘A canção de leve’ e quero celebrar a data especial em outubro com um lindo show”, revela.

*contém informações de ASCOM/PMA

Tributo ao Rei

Aracaju recebe tributo ao cantor Bob Marley, na voz de Mitchell Brunings, representante oficial da voz do rei do reggae (escolhido pela família Marley). Participante do The Voice Holanda, o cantor está em turnê pela América do Sul e sua única apresentação no nordeste será no Subúrbia, neste sábado, 22h. Na mesma noite, também se apresentam Reação, Sossego em Jah e Herdeiros de Jah. Mais informações, através do whats: (79) 99996-65555

Teatro Atheneu

Fenômeno da internet, o cantor carioca Rubel apresentará seu show “Vem Cá, Casas”, neste sábado, 20h. Ingressos à venda na portaria do teatro e na sympla.com.br. Classificação: 18 anos. Realização: Dorileo e Play Produções.

Teatro no Museu

“Brincando no Escuro” está em cartaz no Museu da Gente Sergipana até o dia 30 de junho, sempre às 16h. Escrito por Carlos Antonholi, o espetáculo infantil conta a história de três palhaços que ficam presos numa casa quando falta energia elétrica e, para vencer o medo do escuro, rememoram uma série de brincadeiras divertidas da cultura popular. Realização: Então Companhia de Arte. Direção: Lindolfo Amaral. Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia); Idosos e pessoas com deficiência: entrada gratuita.

Libras

– A ITCLibras abre inscrições para o Curso de Formação Continuada de Tradutores e Intérpretes de Libras. O curso tem duração de 15 meses e as aulas acontecem em um final de semana de cada mês, na Sociedade Semear (Rua Vila Cristina, nº 148, São José, Aracaju). A previsão é que as aulas aconteçam entre junho de 2018 e agosto de 2019, totalizando uma carga horária de 300h. Vagas limitadas. Informações: (79) 9 9920- 4914 / itclibras.cursos@gmail.com

Rapidinhas

– Blues, jazz e violão & voz, nesta quarta, 20h: Patrícia Luz, no Capitão Cook (Aracaju)

– Sexta, 01/06, 23h: Raimundos Cover, no Taberna Rock Bar (Aracaju)

– Sábado, 02/06, 23h: Festa Trevosa, no Che (Aracaju)

– Além da programação já confirmada na tradicional Praça dos Mercados, também teremos Forró Caju na Praça General Valadão entre os dias 20 e 30 de junho, das 16h às 20h. As atrações serão selecionadas por meio do edital que, segundo informa a prefeitura, deverá ser lançado ainda essa semana

Como é bom ver artistas sergipanos pipocando na programação dos festejos juninos da capital e do interior. Vamos prestigiar, viu meu povo?

 

___________________________________________

Por enquanto, é isso. Me siga no instagram: eiarturfarias

Email: contato@arturfarias.com ou artur.farias@portal79.com.br